domingo, 22 de junho de 2008

Pule dentro desta novidade

Você já pulou corda hoje? E quando criança? Ao menos uma vez na vida você já cantou "Senhoras e senhores! Põe a mão no chão... Pule num pé só e vá pro olho da rua!" A tradição de pular corda é muito antiga. No Canadá o ato de pular com duas cordas ao mesmo tempo, chamado Double Dutching, é muito comum. Mas a novidade agora é fazer acrobacias enquanto seu corpo move-se no ritmo do giro das cordas.

No Brasil o primeiro grupo profissional é o corda de rua, que participa de torneios e faz apresentações mundo a fora representando o país. A equipe está sendo patrocinada por uma rede internacional de refrigerantes, para fazer divulgação de uma promoção chamada "Corda na rua". Para participar é necessário juntar um número X de pontos, mais valor em reais e fazer a troca por uma corda personalizada da marca.

Em Santa Maria há um posto de troca no Shopping Monet, que atende de domingo à domingo, das 10h às 22h. A divulgação aqui foi feita através de um grupo criado pela rede de refrigerantes, e treinado pelo Corda de rua. A trupe local, Corda na rua composta por Thaisa Domingues, Giana Bonilla e Suelen Moisés, fez apresentações e ensinou manobras básicas no shopping e em algumas escolas da cidade. A partir da semana do dia 23 de junho, viajarão para seis municípios do estado.

Além de animado o ato de pular corda é bastante benéfico à saúde. Ajuda na respiração, torneia os músculos do corpo (falando assim sobre as manobras), ajuda a irrigar sangue para o coração e pode-se alcançar a perda de 300 calorias por hora praticada.
Confira o vídeo da apresentação do Corda na rua.



Assista aqui o vídeo clip de Yves Larock, Raise Up. Segue a mesma proposta de cordas e acrobacias.

terça-feira, 17 de junho de 2008

Alice Braga, revelação nos EUA e ausente em Santa Maria



A atriz brasileira Alice Braga é um das novas queridinhas de Hollywood. Com um sobrenome já conhecido da indústria cinematográfica americana, a sobrinha da também atriz Sônia Braga, inicia sua carreira em solo estrangeiro. Reconhecida internacionalmente, mas, fora dos cinemas locais.

A paulista de 24 anos estrela o filme "Eu sou a lenda", onde faz par com o ator Will Smith. Para a revista americana especializada em cinema, a escalação da jovem foi fundamental para o sucesso do longa. Na edição de março da revista Vanity Fair, a brasileira aparece ao lado de atrizes como Jéssica Biel e a indicada ao oscar Ellen Page.




No Brasil sua primeira aparição em um longa foi no filme Cidade de Deus. Mas, ganhou destaque no filme Cidade Baixa, onde forma um triângulo amoroso com Lázaro Ramos e Wagner Moura. Em Santa Maria, o público não pode conferir o trabalho de Alice no longa Eu sou a lenda nos cinemas locais. Para 2008 a atriz aparece também nos filmes Redbelt, Crossing Over e Ensaio sobre a cegueira, baseado no livro do escritor José Saramago.

Após 253 dias sem cinema na cidade, as exibições voltaram com o filme brasileiro Meu Nome Não é Johnny. Mas depois disso, o público não pode mais prestigiar os atores brasileiros nas telas santa-marienses. Agora ficamos na espera de que algum desses “blockbusters” passem pela cidade. Caso contrário, a solução será esperar o Santa Maria Vídeo e Cinema para vermos nossos atores em ação.

Banco de Sangue para Cães e Gatos

O sangue está em falta. E não é só humano. Criado no Rio de Janeiro em fevereiro, o Hemopet,único banco animal. O laboratório possuem 90 cachorros cadastrados para atender a todo o estado Rio.
Os cães tem 12 tipos de sangue, os exames são feitos antes da doação e a coleta só é realizada em cachorros saudáveis.
A coleta é gratuita e feita na residência do animal,que ganha os exames completos, para quem precisa de uma bolsa com o concentrado de sangue,precisa pagar R$150,dependendo da necessidade do animal.

"Diário, menina!"

Foto: Marta Kochann

Há um ano e três meses quem passa no calçadão pela manhã ouve essa frase: "Diário, menina! Diário senhor!" Felipe Gabriel Prestes dos Santos tem 20 anos e com essa característica direta e objetiva de atingir o leitor ele consegue as metas de vendagem dos jornais diários. "Penso sempre em cem números a mais, assim supero a mim mesmo", conta o jovem.


Quando questionado sobre um sonho, Felipe admite gostar de fotografia, e já se atreveu a tirar algumas fotos mas nenhuma foi publicada, ainda. Mas o objetivo de sua vida é ser bombeiro. "Já estou estudando para isso, faz algum tempo que estou atrás desse objetivo".


O jovem admite ter tido várias oportunidades de trocar de emprego, mas que o que gosta mesmo é desse contato com as pessoas, dessa troca, de ser reconhecido. Apesar de algumas pessoas passarem e nem cumprimentá-lo, fazerem careta e até mesmo ser mal educado.


Noema da Conceição Fragoso, 42 anos, trabalha a quinze anos vendendo carapinha na esquina do calçadão e é uma das clientes de Felipe. " Ele é um dos melhores que já passaram por aqui, ele tem conversa e faz o corpo a corpo, por isso que vende mais", afirmou a vendedora, que não esconde um laço de amizade pelo jovem.

A seleção precisa vencer!

A seleção brasileira enfrentou neste domingo, pelas eliminatórias da copa, o time do Paraguai e foi derrotada. Na sexta-feira do dia 6 o Brasil tinha perdido pela primeira vez na história do futebol para a Venezuela. Situação que deixou os torcedores cabisbaixos e colocou os jogadores sob pressão, pois uma derrota para o Paraguai complica a situação brasileira na tabela.



E a situação se complicou. Perdemos para os paraguaios e entao se tornou necessário uma vitória para cima do time argentino. Amanhã ocorre essse confronto e os "hermanos" estão em segundo lugar na tabela, somente atrás do Paraguai. E isso indica que não será um jogo fácil, não só pela rivalidade histórica entre esses dois times, mas também pelo bom desempenho atual do time argentino.



Cabe ao Brasil, nessa rodada, se superar e aliviar as tensões. Dunga ainda não tinha ouvido vaias, entretanto após a derrota para o Paraguai, os torcedores não pouparam o técnico da chacota. A torcida quer ficar aliviada e ter certeza que o time do nosso país estará presente na Copa do Mundo de 2010.

Vamos Brasil!

Saiba tudo sobre clareamento dental


Em um ping- pong bem descontraído saiba tudo sobre o clareamento dental. O dentista Bruno Silveira, explica as principais dúvidas sobre este tratamento dental.

Dario: Todas as pessoas podem fazer o clareamento?
Dr. Bruno: Nem todas as pessoas podem fazer o clareamento. O tratamento é indicado para pessoas que tem dentes ainda naturais. Pessoas que possuam implantes, próteses e cerâmicas (dentes feitos de cerâmicas), não podem fazer este processo. Pois os mesmos não podem ser clareados. Os dentes dos jovens, normalmente podem ser clareados sem problemas.
Dario: É verdade o mito de que, quem faz o clareamento não pode tomar chimarrão, mate e refrigerantes que contém cola?
Dr. Bruno: Durante a realização do tratamento, deve-se evitar alimentos que contenham pigmentos (que possam manchar os dentes). Por exemplo: café, vinho tinto, feijão, chimarrão, beterraba, entre outros. Passado o tempo de realização do processo de clareamento, a pessoa pode comer todos os alimentos normalmente pois, a pigmentação nos dentes ocorre através de um processo ao longo do tempo.
Dario: Quanto tempo leva para fazer o clareamento?
Dr. Bruno: Se o método for feito através de moldeiras, pode ser mais demorado. Porém a Clarier, tem a técnica de fazer o clareamento em até duas horas, com a tecnologia do LASER.
Dario: Se a pessoa não tiver os dentes alinhados, ela pode fazer o clareamento?
Dr. Bruno: Sim, não existe restrição para o clareamento nesse caso. Quem não tem os dentes alinhados pode fazer o clareamento, só não dá para fazer o tratamento quem estiver usando aparelho ortodôntico, somente depois da remoção.

Dario: Os dentes ficam mais sensíveis com o clareamento?
Dr. Bruno: Durante o processo de clareamento, e até um dia após o tratamento é possível sentir a sensibilidade nos dentes. Poucas pessoas apresentam esta sensibilidade, mas pode acontecer. Após o clareamento, os dentes permanecem normais sem sentir sensibilidade. Os dentes não correm o risco de quebrarem, pois eles não sofrem nenhum tipo de desgaste em função do clareamento.
Dario: O resultado dos ‘dentes brancos’ é igual para todo mundo, ou varia de pessoa para pessoa?
Dr. Bruno: O resultado do clareamento varia de pessoa para pessoa. Cada pessoa tem um tipo de mancha nos dentes e por isso, o tratamento deve ser sempre feito com os cuidados de um especialista, para não ocorrerem problemas.





A Hotel Glória diz Adeus

Você pensou no hotel que era na esquina da Rio Branco com Silva Jardim, não é? Então não entendeu o por que daquele "a" no início da frase. O assunto aqui não é a antiga hospedaria que fechou as portas no inverno de 2007, e sim a banda que se despediu com um show no último dia 7 de junho no Bunker Bar. Último show (Foto: Luiz Tigre)

A idéia de formar um grupo em homenagem ao estabelecimento surgiu próximo a data de fechamento do hotel. Os integrantes Grings, Tranquilo, Xinico e Chiquinho relembram fatos e dizem-se saudosos. "O começo foi sem pretensão, na verdade era uma brincadeira, e a coisa deu certo", relata Grings. Uniram músicos, brincaram de ensaiar e sem perceber faziam shows pelos bares da cidade. As aparições não foram muitas. Apenas quatro na verdade (três no Macondo Lugar e o último no Bunker Bar). O único que recebeu dedicação e ensaio foi o primeiro. No palco não aconteceu nada do que foi combinado, e ainda assim agradou ao público.

Para a despedida a banda contou com a ajuda de Homero, da TSF, nos vocais, e dividiu o palco com outro grupo chamado Jim Bean. As atividades estão sendo encerradas pela saída de um dos componentes. O tecladista Rodrigo Tranquilo está indo pra Irlanda. Além das lembranças fica a conclusão, segundo Grings: "O nome - Hotel Glória - está fadado ao insucesso".

De volta ao palco do Theatro Treze de Maio, o espetáculo que marcou Santa Maria




O belíssimo musical Imembuy foi o responsável pela super-lotação do Theatro Treze de Maio, nos seus três dias de apresentações nas comemorações do aniversário de Santa Maria .

O espetáculo escrito por Orlando Fonseca, musicado por Otávio Segala e dirigido por Bebeto Badke,com arranjos musicais de Ricardo Freire, volta ao palco do Theatro nos dias 18,19 e 20 de junho às 20h e 30min.

Os interessados devem retirar os ingressos gratuitamente na bilheteria do Theatro, no dia do espetáculo, a partir das 14 hs.

segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Proibido é sempre mais Gostoso


Quem nunca passou por este episódio atire a primeira pedra: quando está com alguém, parece que é mais desejado(a) pelas outras pessoas, porém quando se está sozinho, não é mais notado em lugar nenhum.É o chamado mito da aliança, que prega um maior poder de atração para quem está acompanhado.

Algumas mulheres contextualizam com seus argumentos de que homens comprometidos são apenas para “incomodar”, e já outras concordam com o fato de que com um cara comprometido nós (mulheres) ficamos com a parte boa, afinal eles não vão trazer os problemas de sua vida para você.

A estudante de jornalismo, Luisa Stivalet, 22 anos, concorda: “Todos os homens chamam a atenção se sabem agir, quando se tem charme. Porém os comprometidos, normalmente se portam mais cautelosos, eles tem um estilo mais respeitador, e isso que é charmoso, quando eles respeitando uma mulher (a deles), deixa as outras querendo também”. Porém há aquelas que não se atraem por homens comprometidos como Cecília Freitas, 34 anos, “Homens comprometidos só dão problemas, e eu me envolvo muito fácil”.

“O proibido é sempre mais gostoso, o diferente chama mais a atenção, ás vezes um pouco de adrenalina faz bem, os comprometidos acabam nos fazendo bem, e quando a gente vê já está envolvida”, afirma a estudante de enfermagem, Jéssica Najar, 22 anos.

A competividade, o proibido, são fatores que tornam excitante se envolver com alguém comprometido, mas certamente você acaba podendo levar um relacionamento ao fracasso (tanto o seu, quanto o dele). E agora pense, será que realmente vale a pena levar adiante??

domingo, 15 de junho de 2008

ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Neste domingo 15 de Junho, na Câmara Municipal de Vereadores, foi divulgado o nome do candidato a vice prefeito de Santa Maria que irá concorrer ao lado de PAULO PIMENTA.
O escolhido foi o atual Vereador Dr. Ovídio Mayer do PTB (PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO).

Santa Maria palco do 33° Congresso dos Jornalistas


Abertura do Evento
Nos dias 13 e 14 de Junho,no Hotel Itaimbé realizou-se o 33° Congresso Estadual dos Jornalistas.
Sendo pela primeira vez realizado numa cidade do interior do estado.
Santa Maria foi escolhida por ser o Coração do Estado e por ter duas faculdades de comunicação social.
Diversos profissionais da área de comunicação e acadêmicos de Jornalismo da cidade e de outras regiões do estado,prestigiaram as palestras nos seus dois dias de realização.
A ABERTURA
A palestrante Tereza Cruvinel abriu o ciclo de palestras falando sobre a importância da TV pública e a qualidade das programações,ainda ressaltou sobre a proibição da transmissão da "TV Brasil" no Rio Grande do Sul pelo atual Governo do Estado.

Tereza Cruvinel Presidente da TV Brasil
O segundo dia de palestras foi marcado pela presença do Repórter da TV Globo Carlos Dorneles que enfatizou sobre "a importância do diploma e a qualidade da profissão Jornalista".
Segundo Dorneles o que interessa é a qualidade das informações e não a quantidade o Jornalista precisa compreender o que viu e não apenas ver.

Repórter da TV Globo

sábado, 14 de junho de 2008

As Piriguetes estão soltas


Uma nova gíria anda rolando solta na boca dos adolescentes, quem nunca ouvir falar a expressão “Piriguetes”?. Ela ainda nem consta no dicionário, é um adjetivo e substantivo, também denominado Piri, a mais nova gíria brasileira, surgiu no interior da Bahia, designa uma mulher que troca de parceiro sexual frequentemente, tendo uma preocupação excessiva de exibir os nuances do seu corpo. Além de ter fama de cobiçar o homem alheio.
O novo conceito passa longe das regras e moralidade de comportamento esperado de uma mulher. Porém é uma nova versão de mulher determinada, aquela que não leva desaforo para casa, preza a liberdade sexual, e veste-se da maneira que mais lhe convém.
O estudante de Desenho Industrial, Victor Schmitt, 21 anos, diz: “É um sinônimo de mulher safada, que gosta de chama atenção, porém de uma forma negativa influenciando na sociedade".Já o estudante de arquitetura, Daniel Bohrer, 23 anos, “Gosto deste tipo de mulher só para uma noite, mas não me agrada, elas estão assumindo para si a responsabilidade que antes era dos homens, isso faz com que aumente sua auto-estima".
O termo “piriguetes” já migrou até mesmo em novelas, como a personagem de Juliana Alves, a Gislaine da novela Duas Caras, e ainda no hit mais famosos do verão, o Funk da piriguete, do MC Pelé.

Ta rolando uns vídeos bem legais no You tube, para quem quiser dar uma olhada, aí está a página http://www.youtube.com/watch?v=6sjfrhfskLc

E algumas comunidades no orkut: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=440884

http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=2554235

Porém também está rolando comunidades do tipo:

Odeio as Piriguetes: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=4126747

Morte ás piriguetes: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=12689621

E você, o que acha de toda essa onda???

Deixe seu comentário



sexta-feira, 13 de junho de 2008

Fisioterapia da Unifra no PSF


A Fisioterapia é uma profissão que pode atingir vários espaços e campos de trabalho. Academias, clínicas, clubes, hospitais, equipes desportivas e até mesmo empresas. É uma profissão que exige uma atualização constante e traz muita gratificação, principalmente a pessoal. Ajudar uma pessoa em sua reabilitação ou melhorar a qualidade de vida são exemplos dos benefícios desta carreira.


Os alunos do 3º semestre do curso de Fisioterapia da Unifra oferecem seus conhecimentos na área para os pacientes cadastrados no Programa de Saúde da Família (PSF), programa do Governo Federal. Através da parceria com a instituição os alunos fazem atendimentos práticos orientados pelos professores Rodrigo Raddüns e Margarida da Silva Mayer.

A estudante Natalia Paraíba Nunes acha importante essa experiência porque põe em prática os conhecimentos e os alunos conseguem ter a visão de como será o cotidiano da profissão.Durante a sessão pacientes e alunos criam um vínculo com uma conversa, um conhecimento do caso. Depois do atendimento a dor e o desconforto diminuem bastante.“É uma troca de experiência”, afirma Natalia.


terça-feira, 10 de junho de 2008

Diga NÃO ao cigarro e SIM aos dentes


Você já se perguntou o mal que o cigarro faz para sua boca?
O cigarro além ser prejudicial para a saúde e causar câncer, ele também é muito prejudicial para os dentes.
Conversando com o dentista Bruno Silveira, ele explica que os cigarros contém a presença de toxinas, que podem originar câncer bucal. Além de danificar as células existentes na mucosa e na língua.
Um componente do cigarro muito prejudicial para os dentes é o alcatrão. Quando tragado, o cigarro emite a fumaça que contem o alcatrão. Logo, o mesmo passa pela boca onde os dentes acabam sendo envolvidos. Com o processo este componente acaba sendo responsável pela pigmentação anormal dos dentes, ou seja, os dentes brancos tendem a ficar com uma cor marrom ou acinzentada. Com essa pigmentação fica complicado o clareamento dental.

Los Hermanos pode estar de volta




Após um ano de férias, a banda Los Hermanos dá indicio que pode voltar em breve. O grupo que é considerado pela crítica e por músicos consagrados como Caetano Veloso como sendo “genial”, ensaia sua volta.

Depois do anúncio que eles entrariam em férias por tempo indeterminado, os integrantes aproveitaram para se dedicar a projetos paralelos. Marcelo Camelo lança seu primeiro CD solo no segundo semestre. Rodrigo Amarante aproveitou as férias para se dedicar ao lançamento do álbum de seu grupo paralelo Orquestra Imperial.

O quarteto é conhecido por ir na contramão da grande maioria do mundo pop. Não fazem questão de estar na mídia, um exemplo é que antes e após sua parada não deram entrevistas. A explicação veio para os fãs no site da banda: “Precisamos de um tempo para nos dedicarmos à outros projetos”.

Os integrantes Rodrigo Amarante, Marcelo Camelo, Bruno Medina e Bruno Barba, se conheceram na faculdade de Jornalismo e dessa união surgiu uma das bandas mais respeitadas e originais dos últimos anos. Com uma mistura de MPB e rock alternativo, conquistaram uma legião de fãs que tratam o Los Hermanos como religião.


Show no Circo Voador

Mês dos Namorados


O mês de junho é o mês dos namorados. Tudo está voltado para "eles". O comércio vibra com essa data, são lojas, floriculturas, perfumarias, restaurantes... As vitrines estão cheias de corações e enfeites. Ma será que a expectativa dos presentes desse dia é alcançada? É isso que vamos descobrir. Clique e responda as enquetes abaixo.

Enquete 1: O que você ganhou no Dia dos Namorados?


Enquete 2: O que você gostaria de ganhar no Dia dos Namorados?

As mulheres e suas revoluções!

O que realmente intriga é de como o sexo feminino é inteligente. As mulheres usam da malandragem, uma tática imperceptível aos olhos de um desatento, para criarem seus momentos. O dia da mulheres! Glamurosa data onde elas ganham presentes e são aduladas por nós, homens acerebrados. Nada contra essa data, mas prezando por uma igualdade entre os sexos deveria então haver o Dia Dos Homens. Uma data que seria marcada por aquele futebolzinho com os amigos, aquela cervejinha gelada e aquelas emoções todas que nos agradam tanto.


É de parar para pensar, estamos perdendo o controle. Nem as louças sujas que sobraram do almoço mais elas querem lavar. As roupas, que deveriam ser esfrégues a mão, são atiradas dentro de uma máquina (muitas vezes misturadas as brancas com as escuras) que faz o serviço todo. As comidas que, antigamente, eram feitas somente por mãos delicadas, conhecem a falta de técnica de mãos masculinas. A era do arroz queimado está nascendo e c0m ela muitas mudanças. E uma dessas mudanças é que a comida nunca mais será tão boa como um dia foi.



Inevitável é crer que, a geração do meu avô e as anteriores à dele sim gozavam de um período estável e feliz. Onde as mulheres desempenhavam suas tarefas e todo mundo era feliz. Mas os dias de glória entre a batalha dos sexos onde a balança pendava para o nosso lado está terminando. E um bom exemplo disso é a existência do Dia das Mulheres e a falta da data do Dia dos Homens. Continuem assim garotas, logo vocês tomarão controle de tudo e as coisas irão se inverter. E aí, quem terá de trazer comida para dentro de casa serão vocês, enquanto a gente toma uma ceva e brinca com a cachorro na varanda. E eu, particularmente, não tenho problema nenhum com isso.


Os efeitos positivos das campanhas anti-tabagistas

A partir de 2009, as embalagens de cigarro ficarão mais assustadoras. Já foram anunciadas as novas imagens: um feto jogado num cinzeiro, um tórxa aberto mostrando um coração infartado, um pé gangrenado, um menino observando o pai morrer, um corpo abandonado num necrotério, entre outras.
O Ministério da Saúde, ao intensificar essas campanhas, obetiva reduzir ainda mais o número de mortes no Brasil causadas por câncer no pulmão. Nosso país, segundo dados do próprio Ministério, é o primeiro país em desenvolvimento a mostrar queda na mortalidade por cânceres de pulmão, brônquios e traquéia. Dados do Departamento de Análises de Situação de Saúde (Dasis), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), indicam que a redução ocorreu entre homens, das faixas etárias de 30 a 49 anos, nas regiões Sul e Sudeste, no período entre 1981 e 2001.
De acordo com a Maria de Fátima Marinho de Souza, do Departamento de Análise de Situação de Saúde da SVS, essa queda pode ser relacionada ao impacto das campanhas anti-tabagistas promovidas pelo Ministério da Saúde e pelos governos estaduais e municipais nas últimas duas décadas. A avaliação é a de que gerações mais novas foram influenciadas a deixar de fumar ou nem começaram, reduzindo a exposição ao principal fator de risco do câncer de pulmão, por exemplo.
"A redução da mortalidade por câncer indica que as ações governamentais mostram seus impactos e devem ser mantidas e estimuladas", afirma Fátima. "Aponta também a importância da análise de dados de saúde para a tomada de decisões, como foi o caso da indicação de campanhas nacionais anti-tabagistas para reduzir o consumo de tabaco e, conseqüentemente, doenças relacionadas ao consumo de cigarro", completa.
Sendo assim, é possível verificar - apesar de questionamentos - que as imagens "assustadoras" nas carteiras de cigarro tem causado efeitos positivos. Os dados comprovam.

Custo de Vida em Santa Maria diminui


O NEPE – Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão – da UNIFRA divulgou, o boletim do ICVSM – Índice do Custo de Vida de Santa Maria –, relativo ao mês de maio de 2008.


O boletim acompanha a evolução de preços de mais de mil itens nos setores de habitação, alimentação, transportes, vestuário, educação, saúde, artigos de residência, comunicação e despesas pessoais.


O índice diminuiu do mês de abril para o mês de maio mas os preços da alimentação seguem crescendo bastante acima da média contribuindo com metade da alta do custo de vida deste mês. De certo modo, a variação mais modesta dos preços dos produtos alimentares ajudou a conter a elevação do custo de vida de famílias santa-marienses com renda mensal de até 8 salários mínimos.


Os produtos do grupo alimentação que tiveram os maiores aumentos foram os hortifrutigranjeiros, que, pela sazonalidade de sua produção, apresentam essa característica de oscilarem bastante. Os principais aumentos de preço estavam no melão, rúcula, batata inglesa, melancia e tomate. Os produtos que ficaram mais baratos são a bergamota, laranja, mamão, moranguinho e brócolis.


Outros produtos do grupo alimentação tiveram pequenos aumentos nos preços, mas que influenciou, de forma significativa,o ICVSM no mês de maio de 2008. Nota-se, sobretudo, a elevação de preço de produtos derivados do trigo, como pães, massas, bolachas e lasanha. Também carnes, arroz e alimentação fora de casa, mesmo com variação pequena em relação aos outros meses, impactam expressivamente no custo de vida em Santa Maria por causa do seu maior peso no orçamento dos consumidores.


O site do ICVSM disponibiliza a íntegra do boletim do custo de vida do mês de maio, bem como as edições anteriores.

segunda-feira, 9 de junho de 2008

“Sugestão aos fabricantes de celulares”


Mulher+ álcool+ celular= perigo

O fim de um relacionamento já era difícil, e após a invenção do maldito celular se tornou ainda mais complicado, devido à facilidade de ter uma recaída. Um aparelho desses nas mãos é pior que uma arma, ainda mais se o número do ex estiver na agenda.


Celular + Álcool
Esta combinação celular + álcool é péssima, algumas pessoas já comprovaram isso. Devido ao impulso que a bebida proporciona ao ter um aparelho desses nas mãos. Engana-se quem acha que pode superar estas questões de maneira prática, rápida e objetiva, simplesmente desligando o celular.
Você se livra do perigo, mas não do problema, a tensão que surge assim, que aperta o Power novamente. Fica aquela dúvida – será que ele ligou? É terrível essa sensação, desesperador, fora aquele aperto no coração. Com a respiração presa, com o coração acelerado, chega uma mensagem, daí você sai correndo e quando lê o que está escrito, vem um aviso – “seus créditos estão acabando, recarregue seu celular para não perder o número”. Realmente é o fim, seu mundo desmorona.
Dá vontade de atirar longe o maldito celular, mas o aparelho não tem culpa do seu relacionamento ter acabado, ou será que tem? Muitas vezes ele até ajuda a terminar um relacionamento, mas por culpa do seu dono é claro.* (risos)
Na opinião de alguns médicos os ex- fumantes devem ficar longe das bebidas alcoólicas. Por que o cigarro chama o álcool e bêbado, a força de vontade diminui, o desejo aumenta e você pode acabar ligando para a pessoa errada nesse caso o seu ex.
O processo funciona da seguinte maneira: Você está numa balada com as amigas, cervejada rolando, lá pela 2° ou 3° rodada aquele brinquedinho está em suas mãos.
Você olhando para ele, mal consegue enxergar os números, aquela música que lembra seu ex toca, você começa a lembrar dele e de repente começa a chorar. Quando vê já está falando com ele e aí já é tarde.
Por isso sugiro aos fabricantes desses malditos aparelhos, que inventem o quanto antes,celulares com sensores para detectar o álcool, onde bloqueiam certos números indesejáveis e proibidos. Ainda mais com o dia dos namorados se aproximando.

"Modelo sugerido para os fabricantes de celulares"

domingo, 8 de junho de 2008

Jornalismo esportivo feminino

Ana Zimmermamm foi a primeira jornalista femina a cobrir uma partida de futebol ao vivo

No Jornalismo vimos muitas mulheres fazer matérias de comportamento, saúde, cidade, política., moda. Com os homens a chance de cobrirem o Jornalismo Esportivo aumenta até pela afinidade.

A mudança ocorre a partir do momento que elas começam a se interessar pelo esporte. Agora as torcedoras entendem o que é impedido, quando o jogador sofre uma falta e merece um cartão- diferencia o amarelo do vermelho. Elas torcem, gritam, sofrem, muitas vezes se exaltando mais que os homens. Prova disso é quantidade de mulheres em campos de futebol.

O número é pequeno comparado aos homens e ainda causa certa estranheza e desconfiança mas, as comentaristas e reporteres esportivas ganham espaço a cada jogo.

Glenda Kozlowski, Alice Bastos Neves, são exemplos da imprensa nacional e local que podemos citar. Além da Renata Fan que discute e pondera com o ex jogador e também comentarista Neto, mostrando dominio do assunto, ambos atualmente estão na Tv Bandeirantes.

Preconceito existe - a voz fina, o jeito meio maternal de analisar. "Não convence" falou um futuro colega jornalista. Mas a relação mulheres, esporte e futebol está cada mais estreita, agora na cobertura elas poderão mostrar sua beleza e talento.

Uma pesquisa interessante sobre esse assunto você lê aqui.

sábado, 7 de junho de 2008

O que quer uma mulher???


Homens altos, sombrancelha grossa, físico monumental. A beleza é fundamental para começar uma paquera??Pode até ser, porém não é o mais importante, as mulheres buscam homens com alguma característica a mais, e muitas vezes eles nem imaginam o que elas mais gostam, ou melhor amam neles...um simples gesto carinhoso derrete qualquer mulher, inclusive as que se dizem ser do tipo "não dou bola para isso".
Para a estudante de Jornalismo Stéphane Powarzuk, 22 anos, afirma:"Adoro quando ele se importa comigo, sempre está a disposição para me ajudar em qualquer coisa que eu precisar".
Já a estudante de Enfermagem Jéssica Najar, 22 anos, "O olhar, a boca, o jeito em que ele me abraça, me sinto segura e ele nem percebe".
" Os homens tem de ter postura, atitude, iniciativa"é o que afirma a estudante de Odontologia Carine Pires, 18 anos
Com simples gestos e atitudes em que os homens demostrem que tem hombridade, ou seja, façam com que uma mulher saiba que nele pode contar em qualquer situação, que ela tenha confiança, segurança. Concerteza é uma das melhores maneira de se conquistar uma mulher.
Para os cuecas de plantão uma nota:Invista na sua massa cinzenta e Boa Sorte na próxima conquista!!!

Metallica está prestes a lançar um novo álbum


A famosa banda Metallica, que foi o grupo musical que mais fez dinheiro por uma longa época está prestes a lançar seu novo cd. O novo álbum se chamará Mission e segundo o site do álbum novo, os músicos já estão há dois anos preparando essas novas músicas.

O Marketing em cima desse lançamento é gigantesco e está rolando uma promoção da banda, o vencedor acompanhará as gravações das músicas novas junto com a banda com tudo pago. Para maiores informações acesse o site do link divulgado acima.

Infelizmente a data de release do Mission ainda não foi divulgada, era pra ter sido divulgada nesse sábado dia 7 ao meio dia do horário brasileiro, mas não foi. Os fans ficam na expectativa da divulgação da data de lançamento do novo CD. Vale a pena conferir o site!

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Traços de cidadania no bairro Rosário

Crianças participantes do projeto

Nas cores do graffiti, diferentes formas de dar uma mensagem ao mundo. o graffiti vai além de uma simples técnica: tem traços de cidadania nessa liberdade de expressão. Uma simples palavra que se transforma em arte, uma pincelada de esperança nas mãos desses pequenos artistas que fazem parte do projeto Madre Francisca, em Santa Maria, no bairro Rosário. A proposta do projeto financiado pelo Banco da Esperança é melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes carentes e em situação de risco com reforço escolar, oficinas de graffiti, rap, evangelização.

Fachada do Centro Social Madre Francisca

O rap também é outro elemento da cultura hip hop que é trabalhado com os participantes do projeto. Eles fazem versos onde demonstram as dificuldades encontradas no dia-a-dia da periferia, dançam e cantam suas músicas. A prática da arte de rua inaugurou uma nova etapa na vida destas crianças, com a auto-estima elevada elas se sentem mais vivas e capazes de enfrentar a realidade.


O graffiti é uma maneira de trazer um pouco mais de cidadania às crianças carentes. Mas a fome que perpassa todas as regiões do Brasil, inclusive Santa Maria, é um problema social e real. E são os lanches oferecidos no projeto Madre Francisca que trazem muitas dessas crianças e adolescentes até aqui.

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Preparação para o dia do amor

Corações por todos os lados. Fotos de casais apaixonados. Vermelho para representar a paixão. A cidade entra em clima de amor. O dia dos namorados movimenta pessoas de todas as idades em busca do presente perfeito. As vitrinas ganham decoração especial, e o comércio trabalha um dia extra para ajudar os mais atarefados.
No momento de celebrar a união, seja ela oficial ou não, tudo é válido. Para os relacionamentos de longo prazo, ou os que recém estão nascendo, o que importa é a surpresa como conta a estudante de Farmácia, Joana Bonacorso, 21 anos: "No ano passado cheguei na casa dele e não acreditei!". A frase foi dita enquanto contava que o namorado Rafael Marafiga, 23 anos, estudante de Medicina, havia combinado de sair pra jantar. Com a desculpa de ter esquecido a carteira em casa levou-a até lá e revelou a surperesa. Estava tudo decorado com velas, pétalas de rosa e perfume. Já para o militar, Alan Balbinot, 19 anos, a situação ainda está indefinida: "Estamos quase namorando, mas vou comprar um presente para o dia 12. Ainda não sei o quê", comenta envergonhado.
Alguns apaixonados já tem planos para a data. Jantar em um restaurante romântico é uma boa opção, mas há os que considerem pouco e unem a refeição a um pacote. Entra então o movimento nas lojas de Santa Maria, que usam toda a critividade possível para chamar a atenção dos compradores. As campanhas podem ser bem românticas, ou com um toque de humor.
Frase da flecha: 12/06 - O amor é cego, surdo e um pouquinho mentiroso

Para dar uma força àqueles que durante a semana trabalham em horário comercial, e não tem chance de procurar algo para a pessoa amada, Os lojistas abrirão neste domingo, 08 de junho, das 14h às 20h. Porém há quem ache objetos materiais desnecessários, explica a estudante de Veterinária, Julia Sissy, 19 anos: "Ganhar presente é ótimo, não nego. Mas mais importante é estar perto de quem a gente ama. Às vezes um carinho, um olhar já é tudo".

Alunos de jornalismo apresentam suas pesquisas para o curso.

O Centro Universitário Franciscano- UNIFRA-, apresentou a II Jornada Cientifica de Jornalismo. Alunos apresentaram seus trabalhos referentes á suas pesquisas em TFG I e TFG II. Vários temas foram apresentados em diferentes mídias, trabalhos como: “Televisão e Modos de Interação: Um Estudo do Quadro SOS” - Vivian Rodrigues Jorge, “Televisão e interesse Público: As notícias do Jornal do Almoço” - Pabla Pereira da Silva e “Zero Hora E A Construção Da Imagem Dos Jovens Em Seus Cadernos Especiais: Zerou, Patrola E Kzuka” - Francisco Antonio Elias Junior.
Para os alunos que apresentaram seus trabalhos, como o acadêmico Francisco Elias Junior, 22 anos, “apresentar um trabalho realizado em 12 meses é muito gratificante, pois além de mostrar o que eu fiz com esforço e dedicação, é legal ver que o público tem interesse sobre o meu assunto de um modo geral”, diz o aluno do 8° Semestre. Além da ansiedade de quem apresenta e também de quem esta assistindo é muito empolgante e acaba se tornando uma interação entre os dois públicos. Para a aluna, Vivian Rodrigues Jorge, 22 anos, “ apresentar meu trabalho nesta jornada é muito bom porque, perdemos um pouco o medo de apresentar, pois logo depois já vem a apresentação oficial da pesquisa que fizemos. No começo fiquei meio apreensiva com a apresentação mas depois me soltei mais”, concluiu Vivian.
Nesses dois depoimentos mostrados acima, ambos são alunos que estão se formando agora em agosto. Ansiedade, medo, nervosismo, foram sentimentos mostrados pelos alunos que estavam prestes a apresentar suas pesquisas. Esta é uma oportunidade dos alunos interagirem com os outros semestres do curso, possibilitando assim uma discussão entre os temas apresentados.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Rádio comunitária abrindo portas para iniciantes




A Rádio Comunitária Caraí FM, além de servir à comunidade, dá oportunidade para quem está iniciando como jornalista. Fundada por Paulo Roberto Rodrigues, a emissora funciona na freqüência 106.3 e abrange toda a região sul de Santa Maria. Em sua programação não se encontra apenas música. Em alguns programas a informação é prioridade.

Um exemplo é o programa Ecolândia, produzido por estudantes da UFSM, trata de assuntos relacionados à ecologia e meio ambiente. Outro programa feito por iniciantes é o Resumo da Notícia, que traz um resumo dos acontecimentos do dia, este feito por alunos de Jornalismo da Unifra.

Com informações sobre diversos assuntos como esportes, ecologia e tantos outros, a rádio não serve apenas como entretenimento para os ouvintes. A emissora funciona como uma prestadora de serviço para a sociedade. Além, é claro, de trazer muita música e diversão para seus ouvintes assíduos.

Com uma programação que vai do Sertanejo ao Rock, a rádio tenta atender ao gosto musical do seu público. O contato com a comunidade é feito pelo telefone 3211 3824. Então se você estiver na zona sul e quiser fazer um pedido, telefone, que seu pedido certamente será atendido.

terça-feira, 3 de junho de 2008

" Afinal, você sabe o que é cultura?"

Podemos definir cultura como:
Um processo de cultivo da mente
Estado mental ou espiritual desenvolvido: pessoa culta
Processo que conduz a esse estado (resultado de práticas culturais);
Instrumentos (artes e outros veículos) que conformam um estado de espírito ou comportamento coletivo.

Podemos dividir essas noções em dois ângulos
Idealista: cultura como índice de um espírito formador da vida individual ou coletiva, que se manifesta em comportamento e atos sociais (teatro, artes plásticas, cinema);
Materialista: cultura como reflexo de universo social mais amplo.

Podemos entender a “cultura” hoje da seguinte forma:

IDEALISTA E MATERIALISTA
Manifestações culturais não são necessariamente resultantes de valores globais, mas são decisivos na ordem social.
Não se caracteriza somente por objetos culturais tradicionais (cinema,teatro,literatura), mas também por outras linguagens vindas da cultura popular tais como: publicidade, que influência na moda, no comportamento e também no nosso consumo.
Existem modalidades de cultura, que dividimos em:
Cultura autônoma: indivíduo ou grupo tem controle sobre os componentes culturais e capacidade de produzi-lo;
Cultura apropriada: indivíduo ou grupo apenas consome produto cultural acabado, sem reproduzi-lo;
Cultura alienada: perda da capacidade de controle sobre sua cultura.
Política cultural

Sentido antropológico e sociológico (modo global de vida);
Melhoria das condições de vida nos centros urbanos;
Desenvolvimento nacional;
Amparo aos grupos étnicos minoritários;
Erradicação da violência;
Aprimoramento do sistema educacional;
Apoio à manifestações artísticas.

Ou seja:

“A cultura que produz efeitos de discurso”.

Assim, ficam de fora:

O cotidiano do homem simples (alimentação, moradia, lazer, religiosidade, hábitos, costumes) =
“cultura que produz efeitos de mundo”.

Possui maior efeito:

“Esporte é cultura” versus “Disco é cultura”!
Fonte: O que é cultura
Editora Iluminuras Ltda.Teixeira Coelho,1997.

Beleza Feminina


Todos ja devem ter visto o filme "O Diabo Veste Prada", onde vive-se num mundo imagético, o culto ao corpo é a nova ordem. Roupas de grife são o sonho de consumo e a explicitação do sucesso pessoal dos indivíduos, principalmente das mulheres modernas.Sendo o caminho para a total felicidade.

Para alguns homens a beleza da mulher é fundamental para se iniciar um relacionamento, porém entre outras características também são importantes.Para o Fotógrafo Fabiano Dallmeyer,32 anos, afirma: "A aparência é muito importante, mas não adianta estar com uma bela mulher sendo burra, não sabendo falar."

O estudante de Jornalismo Tiago Sackis, 20 anos, concorda: "Uma qualidade muito importante nas mulheres é a auto-confiança e a independência, ser dona de suas próprias atitudes."

No quesito relacionamento, a mulher tem de ter outras inúmeras qualidades, o estudante de administração, Marcos Leon, 21 anos, concorda:"Para se construir um relacionamento, gosto de mulheres, bonitas, inteligentes, simpáticas, que demostrem carinho e dedicação."

Mulheres lembrem-se beleza é fundamental, mas ainda não é a prioridade, entre outras caracteristicas, como a simpátia, o carisma, nos tornamos mais atraentes para o sexo masculino.


OBS:Se você tem sugestões de matérias sobre ambos os sexos , masculino e feminino, mande sua idéia para o email nicole_tirloni@hotmail.com

O pós-liberação das pesquisas com células-tronco

Após mais de dois meses de suspensão, o STF aprovou o uso de células-tronco embrionárias em pesquisas no Brasil. Em seguida a isso, a CNBB - Confederação Nacional dos Bispos do Brasil - manifestou-se sobre o assunto em nota. Nela, os bispos afirmam que "não se trata de uma questão religiosa". O que é curioso nisso é que a própria CNBB, contrária à legalização das pesquisas com células-tronco, para justificar a sua posição, sentiu-se no dever de dizer que não se trata de uma "questão religiosa". Qual o motivo que levou a Confederação a agir dessa forma? Há algo interessante por trás disso. Se a CNBB se valesse de justifica religiosa, ela seria desconsiderada, uma vez que o Estado brasileiro é laico. Ao dizer que não se trata de uma "questão religiosa", a Confederação nada mais quis do que fazer triunfar o seu pensamento religioso.

Segundo André Petry, colunista da Veja, em artigo intitulado "O triunfo da vida", "é preciso esclarecer que a posição da CNBB é uma 'questão religiosa', como talvez não pudesse deixar de ser, sendo a CNBB o que é. É religiosa porque defende a vida como obra divina e, tendo origem sagrada, deve ficar intocada pela mão humana (...)".

A partir de tudo isso, importa destacar que argumentos religiosos não devem influenciar em decisões tão importantes quanto essa da liberação de pesquisas com células-tronco. Logo, mais que acertada e justa a decisão do STF. O certo é que todos nós, religiosos ou não, estamos na busca da vida. Assim, as pesquisas com células-tronco colaboram com tal busca.

sábado, 31 de maio de 2008

O que é moda?

Com a chegada do frio os modelitos se alteram pelas ruas - casacos, botas, cachecóis, luvas, tudo para enfrentar o inverno. Mas, algumas pessoas não estão muito ligadas no que a moda manda, preferem continuar fiéis aos seus instintos e usarem o que gostam.

A definição de moda, no dicionário, é "costume; uso geral". Mas a palavra leva a conceitos mais amplos e
complexos: maneira de pensar, agir e vestir, estilos e tendências ditadas previamente pelos estilistas e editores de moda.

O modo de vestir reflete o seu estado de espírito e um pouco da sua personalidade. Então, o que é moda para
você?
Peguntamos a alguns colegas, veja o que eles disseram:

"São tendências, que as pessoas seguem, baseadas no que a indústria cultural dita"
Cassiano Cavalheiro, 3º Jornalismo.


"Moda é aquilo que empurram pra gente".
Fabiana Einloft, 3º Jornalismo.


"Moda é o que te faz sentir bem, que tem a ver com sua personalidade e tipo fisico...dentro das tendências"
Paula Bastos, Psicológa.
"É estar vestida de uma maneira confortável, mostrando um pouco da minha personalidade, dos afazeres que tenho durante o dia. À noite é o melhor momento de destacar os intuitos que uma roupa pode causar. Não esquecendo que, moda, não são só roupas é todo o conjunto, maquiagem, sapatos, e esmalte."
Natalia Nunes, 4º Fisoterapia.
Os depoimentos acima mostram que a moda mostra um pouco do que somos e pensamos.
Leia aqui pesquisa sobre Jornalismo e moda.

"STREET DANCE "


Professor de dança Fernando Serpa

Uma dança que se originou dos movimentos urbanos de Nova York na década de 70, hoje ganha espaço na vida dos adolescentes. A dança de rua possui movimentos fortes, rápidos, sincronizados, que usam as pernas, ombros e cabeça para mostrar a desenvoltura que quer transmitir. Movimentos que são bastante valorizados nas coreografias, com músicas específicas, que combinam com seu ritmo rápido.
Sua característica é a batida forte e a sincronia dos movimentos rápidos e precisos, o street ajuda a movimentar todas as partes do corpo e isso ajuda a defini-lo. Também melhora a auto-estima, o reflexo e a concentração porque desenvolve o cérebro, sendo uma atividade que trabalha todas as partes do nosso corpo inclusive a mente.

Segundo o professor de danças Fernando Serpa "qualquer pessoa pode praticar o street, basta ter boa vontade, e cuidados específicos com a coluna e com os joelhos, devido ao impacto dos movimentos rápidos e fortes".


“Prática esportiva e cultural, através de coreografias”
As coreografias são montadas através da dança teatro, onde se conta a história através das coreografias.
Um bom exemplo foi o espetáculo da lenda Imembuy, que misturou o street com o balé clássico.
O quê? Estúdio de artes Fernando Serpa
Oferece:
Street dance, teatro, dança do ventre, ballet, axé, jazz.
Onde? No segundo andar do Santa Maria shopping
Quanto?
R$35.00
Contato pelos fones:
Com Fernando Serpa99579091 ou com Ricardo Serpa 84152522.
Assista agora, uma amostra da aula de Street Dance

terça-feira, 27 de maio de 2008

Espetáculo Circense em homenagem a SM

Nesta sexta e sábado, 30 e 31 de maio, a Cia Sorriso com Arte apresenta no Theatro Treze de Maio, às 20h30, o espetáculo "Santa Maria Cidade Cultura", uma homenagem aos 150 anos do município. Na apresentação, o protagonista Manoel leva o público a uma viagem pela cidade, passando pela Viação Férrea, Vila Belga, Universidade Federal e Base Aérea.
A idéia é contar a história de Santa Maria através do lúdico. No palco poderão ser vistas técnicas circenses, Rapel, Le Parkour, dança e acrobacias em tecidos. A Cia que é composta por alunos da escola Coração de Maria, surgiu em 2001, e já participou de diversos eventos dentro e fora da cidade.
Além dos alunos o espetáculo conta com a presença de dois convidados. O artista ucraniano Konstantin Makarkin, ou Casper; e Zeca Padilha professor de ginástica olímpica na SOGIPA de Porto Alegre. Ambos residem na capital gaúcha e trabalham para o Circo Girassol.


O que: Santa Maria Cidade Cultura - Cia Sorriso com Arte homenageia os 150 anos de SM.
Onde: Theatro Treze de Maio (Praça Saldanha Marinho, s/nº)
Quando: 30 e 31 de maio
Quanto: Sexta-feira, 30, R$12,00 público geral. Sábado, 31, entrada franca.

Entre livros e cds o projeto é música


A banda Retroprojetores é formada por jovens estudantes que ao juntar o gosto pela música, fazem jus a letra de Humberto Gessinger que diz “a juventude é banda numa propaganda de refrigerantes”. A banda foi formada em 2006 e conta com Marcelo na bateria, Amaral no baixo, Jean no vocal e Tiago e Guilherme nas guitarras.

Com covers de bandas como Strokes e Raconteurs, os integrantes buscam seu espaço na noite santa-mariense. Para quem conhece, sabe que isso é bastante difícil. Mas os guris não se abatem e seguem em frente. Na cidade são poucos os bares que abrem espaço para bandas novas. Entre eles está o Macondo Lugar, Bunker e a boate do DCE. Além das bandas, outro chamarisco desses bares, é a entrada liberada para universitários.

Entre ensaios e shows, também sobra tempo para os estudos. O baterista da banda, Marcelo Figueiredo, é estudante do curso de Jornalismo da Unifra. Todo o esforço e a falta de tempo são recompensados quando se coloca os pés no palco. Desconfiança dos pais, bronca de professores por trabalhos atrasados, tudo fica de lado quando os amplificadores são ligados e por alguns minutos nada mais importa.

Espaço para alunos praticar suas idéias

A Agência Central Sul de Notícias faz parte do Laboratório Experimental de Jornalismo Impresso e Online do curso de Comunicação Social da Unifra. A ACN funciona como um espaço experimental de jornalismo em tempo real, na forma de uma agência de notícias, produzindo matérias e distribuindo-as para a mídia local , regional,nacional e internacional.
A equipe da agência é formada por duas professoras orientadoras, três monitoras e quatro aprendizes, que dividem suas tarefas. As monitoras cumprem o horário de 12 horas por semana, participam da reunião de pauta e produzem as matérias a serem postadas no site. As aprendizes assistem junto as reuniões uma vez por semana e produzem suas pautas.
Segundo a monitora Laura Piffero,"a prática é a melhor coisa para aprender, gosto do jornal online, é uma experiência ótima". Para alunos a partir do segundo semestre que estejam interessados em participar da ACN, no início de agosto haverá outra seleção de monitores e aprendizes.

Depois de algum tempo fora das paradas



A banda Detonautas estava fora da cena musical após a morte do guitarrista Rodrigo Netto, que foi assassinado em uma tentativa de assalto em junho de 2006. Recentemente a banda lançou um novo cd entitulado como O Retorno de Saturno, que pode ser ouvido no site do myspace da banda.


O novo CD parece estar mais maduro musicalmente. As letras das músicas do álbum O Retorno de Saturno escritas pelo vocalista da banda, Tico Sta Cruz, superam largamente as suas antigas composições.





O instrumental também está diferente, a banda abusa de novos meios de musicalidade saindo da mesmice do antigos CD's. Como demorou para sair, esse álbum parece ter sido mixado com calma, e os sons dos intrumentos estão nos seus devidos lugares, exatamente no tempo exato.


A banda que estava sem muitas datas de shows, após o lançamento do novo disco, começa a marcar inúmeros novos shows. E a agenda da banda até agosto desse ano está praticamente lotada. Vale a pena conferir as datas e os locais dos shows que podem ser encontrados no site do myspace, no link disponibilizado anteriormente.

Amor líquido em tempos de modernidade líquida

A nossa modernidade traz uma série de conflitos, especialmente no amor, em razão da sua "liquidez". Nas palavras de Zygmunt Bauman, "a modernidade líquida em que vivemos traz consigo uma misteriosa fragilidade dos laços humanos - um amor líquido. A insegurança inspirada por essa condição estimula desejos conflitantes de estreitar esses laços e ao mesmo tempo mantê-los frouxos." Atualmente há uma verdadeira mudança de paradigmas. Enquanto que, no passado, as pessoas buscavam encontrar a "metade da laranja" ou "a tampa da panela", hoje dois inteiros tentam viver harmoniosamente. A partir disso emerge o questionamento: estreitar os laços ou mantê-los frouxos?
Nas palavras da psicóloga Greice Zanini, 26 anos, para uma união dar certo hoje é preciso que cada um reconheça o espaço do outro e respeite esse espaço. Foi-se o tempo do "abrir mão", do "ceder". É o amor líquido de Bauman.
Importa destacar que essa "liquidez" do amor não significa, nas palavras do sociólogo, promiscuidade ou algo do tipo. É apenas o reconhecimento da existência do outro.
Thiago Campos, 18 anos, ao ser questionado sobre o significado de amor líquido, afirma: "amor sem respeito às diferenças e ao espaço do outro não sobrevive. Esse é o amor líquido".
Ainda de acordo com Bauman, "a era da modernidade líquida em que vivemos - um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e de forma imprevisível - é fatal para nossa capacidade de amar, seja esse amor diferenciado ao próximo, a nosso parceiro ou a nós mesmos".
Vive-se o amor líquido em tempos de modernidade líquida. No entanto, é inquestionável que o amor próprio, acima de tudo, deve ser sólido.

Programação da semana da TV UNIFRA

Integrantes da TV UNIFRA, cameras, técnicos, professores e acadêmicos

A TV UNIFRA leva ao ar hoje a noite, às 19 horas, a reprise do programa de debates Contraponto. A temática do programa é o câncer de mama. Os convidados para falar sobre o tema são: o médico mastologista Heitor Lampert , a diretora da Liga Feminina de Combate ao Câncer de Mama Regina Arendt e uma vítima do câncer de mama.

Amanhã o programa Baú de Idéias traz o panorama do mercado de trabalho para os profissionais da comunicação, com apresentação de Bebeto Badke. Os estudantes recém formados e formandos de Comunicaçã Social - Jornalismo são os convidados da platéia e a convidada especial é a professora de fotojornalismo da UNIFRA, Laura Fabrício. Logo após o programa Estúdio Rock traz a banda Ventores para o estúdio para divulgar suas músicas. O programa é apresentado pelos acadêmicos da UNIFRA Rodrigo e Renuska.

Quinta-feira o programa Calça Frouxa traz a correria do dia-a-dia para os estúdios da UNIFRA.

Sexta-feira é dia de esporte e cinema. O programa Esportiva tem apresentação de Lúcio Charão e Larissa Mayer. O professor e jornalista Gilson Piber e o acadêmico de educação física da UFSM Leandro Borges são os convidados da semana e conversam sobre o futsal e o livro "Futsal em Santa Maria - Fragmentos históricos" de co-autoria de Piber.

O programa Em Cartaz exibe o documentário "Camisa de Ferro" e entrevista sobre a produção de roteiros de cinema.
Na segunda-feira dia 2 de junho, na próxima semana, o programa UNIFRA Entrevista traz a coordenadora do curso de Mestrado em Nanociências da UNIFRA, a professora doutora Solange Fagan.

Segunda a sexta 12h - 13h
Segunda a domingo 19h - 20h reprise
Sábado e domingo 15h – 16h reprise
Sábado e domingo 19h – 20h reprise


sábado, 24 de maio de 2008

Estudos e descontração é igual a aprovação

Estudar, estudar, estudar. Não é somente essa a receita para quem deseja ser aprovado em vestibulares. É preciso aliar, também, momentos de lazer e descontração. Segundo a psicóloga Greice Zanini, 26 anos, "há uma idéia equivocada entre alunos e professores de que somente estudando se chega à aprovação. Os vestibulandos precisam de momentos de lazer".
A dica dada pela psicóloga é seguida pelo vestibulando Thiago Campos, 18 anos. Ele não dispensa as atividades físicas, o namoro e a saída para a balada com os amigos. "Preciso de momentos de descontração. Curto várias outras atividades, como sair para dançar com a turma. Só em cima dos livros não dá". Thiago (à esquerda, de verde) mostra foto da última saída com os colegas do pré-vestibular onde estuda.
Greice, no entanto, alerta para os exageros. "Saídas em excesso, por exemplo, são cansativas e prejudicam os estudos. É preciso moderar".

Mães que estudam

Marta Geovana e as três filhas


Harmonizar a vida acadêmica com os desafios e responsabilidades de uma família é difícil. Pensando nessa situação buscamos mães que resolveram voltar aos estudos após a maternidade.

A estudante de Psicologia da ULBRA Santa Maria, Marta Geovana Paraiba, 39 anos, é mãe de três filhas: Natalia, 23, Méliny, 9, e Édlyn, 7. Ela conta como é difícil conciliar o tempo para estudar e as tarefas da maternidade. Separada há dois anos ela dá conta de tudo sozinha. Marta acha que uma atividade para as crianças ou até mesmo um grupo de estudos na faculdade facilitaria a vida das mães-estudantes. “Já vi muitas colegas levarem os filhos para a faculdade porque não tem com quem deixar”.

Já Jamile Peres, começou a estudar em 2006, optou por parar de trabalhar para fazer Jornalismo na UNIFRA. Com dois filhos adolescentes: Cassiano, 13, e Gabriel, 11, Jamile nunca teve dificuldade em relacioná-los com o estudo. Para ela melhoraram os contatos pessoais e mais portas se abriram.

A estudante do 5º semestre de Jornalismo (UNIFRA) Fernanda Ourique Silva, atribui à falta de tempo a maior dificuldade encontrada com relação à filha, Ana Carolina Juchem, 9 anos. Muitas vezes Fernanda vai ao recreio da escola para ver a filha. Segundo ela ao optar pelo estudo e trabalho está se realizando e contribuindo para um melhor relacionamento familiar.

Apesar de muitas mulheres optarem por primeiro investir em sua vida profissional, outras formam família e, depois, ingressar na vida acadêmica realizando, muitas vezes, os sonhos que ficaram para trás.
Leia aqui outra reportagem sobre esse assunto.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Universo Feminino


No livro Solteira Sim, Sozinha Nunca, Bárbara Feldon conta um pouco de sua vida amorosa e de como foi difícil ficar sozinha após o fim de seus dois casamentos. Vivemos no séc. XXI, onde as mulheres já são reconhecidas em todos os campos de trabalho, isso tudo se deve ao grande potencial feminino.

No quesito relacionamento, as mulheres são mais determinadas, elas sabem o que é melhor para si. De acordo com a estudante de Jornalismo Luisa Estivalet, 22 anos, “A palavra solteira não significa que se está sozinha, por muitas vezes você se encontra em um relacionamento e quando se dá por conta seu contexto é vazio, acredito que quando a mulher está solteira ela é mais capaz”.

Antes só do que mal acompanhada, assim afirma a estudante de Farmácia, Carine Marcon, 21 anos, “Prefiro ficar sozinha, do que com alguém que não gosto, só para ter uma companhia, tanto os homens e as mulheres não querem nada com nada hoje.” As mulheres jamais estarão sozinhas.São seres capazes de ser homem e mulher, atuar em todas as áreas e obter sucesso sem respaldo de um sexo masculino, afirma a feminista Luisa.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Nos bastidores do Cineclube UNIFRA

O Cineclube UNIFRA foi idealizado, em abril de 2003, pela professora Daniela Pedroso. E está em seu sexto ano de funcionamento. Podem participar do grupo de organização acadêmicos dos cursos de jornalismo e publicidade e propaganda. Para ingressar basta participar das reuniões, ter comprometimento e gostar de cinema.

Os encontros são semanais. Neles são definidos os ciclos, os filmes que serão exibidos, quem fará cada cartaz e release para divulgação. As escolhas são determinadas através de sugestões dos particpantes. O professor Bebeto Badke, professor responsável desde abril de 2005, é quem supervisiona as reuniões e revisa o trabalho final.

As funções são separadas em releases, escritos por alunos de jornalismo, e cartazes, confeccionados por alunos de publicidade e propaganda. Ainda há o informativo de cada ciclo produzido por todos. Antes de cada sessão é feita uma apresentação oral por um integrante da comissão. As atividades ajudam a dar mais confiança e criatividade aos estudantes.

A idéia central do Cineclube UNIFRA é apresentar ao público bons filmes, mas não tão conhecidos. Que as histórias tenham conteúdo e façam com que quem assitiu reflita. Confira as exibições. A entrada é franca.

Reuniões: Toda terça-feira, às 17h30, na sala do NUCOM. (Sexto andar do Conjunto 2, prédio 14. Silva Jardim, 1175.)

Sessões: Todo Sábado, às 16h, Salão Azul Conjunto 1. Andradas, 1614. Entrada Franca.

Ciclo que está acontecendo: Maio de 68, e depois?
Dia 24/05: A Fraternidade é Vermelha, de Krzysztof Kielowski.
Dia 31/05: A Rainha Margot, de Patrice Chéreau.

Para mais informações aqui.

Fisioterapia da Unifra faz sua parte no Sus




O curso de Fisioterapia da Unifra traz uma grande contribuição para o Sistema Único de Saúde (Sus). No Centro de Diagnóstico e Apoio Secundário (Cedas), são efetuados 200 atendimentos por semana pelos alunos do curso.

Esses atendimentos fazem parte de um estágio obrigatório que os alunos fazem no decorrer do curso. Os pacientes são divididos em quatro para cada aluno, sendo 10 alunos por manhã. São oferecidos atendimentos em diversas áreas como Traumatologia, Neurologia e Reumatologia.

Segundo o aluno do 7º semestre de Fisioterapia, Fábio Fossa, 25, os atendimentos, além de ajudar pessoalmente cada paciente, também ajudam o sistema como um todo, ao oferecer um número maior de atendimentos.

Uma das partes importantes do projeto é realizada com as crianças. Os alunos fazem verdadeiros “circos” para que o tratamento se torne prazeroso. O programa é oferecido por meio de um convênio entre a Unifra e o Cedas. O centro fica na Rua Serafim Valandro, 400. Maiores informações pelo telefone 221 2580.

Entre os estudos e a faculdade

Após concluir o ensino médio, a maioria dos jovens se preparam para engessarem na faculdade. O tão sonhado momento de ir em busca da realização profissional, acaba virando realidade.
Muitos jovens que entram na universidade logo saem a procura de emprego, muitas vezes na área do curso que optou em fazer. Conciliar a faculdade com o emprego, não é uma tarefa muito fácil de se compreender. Porém é o que muita gente, depois que entra na faculdade acaba fazendo que é trabalhar e estudar ao mesmo tempo.
No Centro Universitário Franciscano, esta cena é muito comum entres os jovens. Para o acadêmico de Jornalismo, Lúcio Charão, 21 anos, “ é muito gratificante, esta atividade de trabalha e estudar ao mesmo tempo. O trabalho ou estágio, assim como a faculdade, é melhor quando concilia o trabalho na mesma área do curso, que se esta fazendo. Em suma, isso é ótimo para o crescimento pessoal, profissional e para o currículo. Só não vale enlouquecer, tem que dar tempo para o lazer e a diversão”, complementa o acadêmico.
Na maioria dos casos, os acadêmicos não trabalham na mesma área do curso que fazem. Poucos são os que conseguem trabalhar e estudar na mesma área. Para a acadêmica do curso de Direito, Liana Araújo, 22 anos, “ é algo difícil conciliar a faculdade com o trabalho, mas é necessário. Eu trabalho em um escritório de advocacia, desde o inicio do meu curso, logo a teoria que vejo na faculdade coloco em prática no escritório. O que facilita bastante o aprendizado nas aulas”, conclui a estudante.
É pelo visto trabalhar e estudar, nunca é demais para quem pensa no futuro. Para quem estuda e ainda não arrumou emprego a dica é, procurar algo relacionado com o curso que esta fazendo. Trabalho e estudo é possível sim, basta querer.

Equipe Fábrica de Idéias

Eis nessa foto alguns poucos escritores dos textos que são postados aqui no blog. A equipe do Fábrica de Idéias é composta por 12 alunos do curso de Jornalismo que nesse blog postam suas opiniões, críticas, notícias relacionadas ao mundo da informação. A idéia desse blog surgiu a partir da professora Glaíse Palma, que leciona a matéria Jornalismo Online, no intuito de desenvolver a prática dos alunos e prepará-los para o futuro da profissão.

Um outro blog da matéria de Jornalismo online é o Mosaico, que ainda está em desenvolvimento e as notícias começam a ser postadas a partir da semana que vem.

TV UNIFRA NO AR

Núcleo de jornalismo da TV UNIFRA

A TV UNIFRA entrou no ar ontem no canal 15 da NET. A programação é diária com uma hora de duração, do meio-dia à uma da tarde, com reprises a partir das sete da noite até as oito da noite. Na telinha você pode conferir oito programas diferenciados incluindo um dos acadêmicos de publicidade e propaganda, o programa OU NÃO.
Os acadêmicos de jornalismo juntamente com os professores e técnicos da TV UNIFRA trazem para o público santa-mariense sete programas com assuntos locais. São eles:
UNIFRA Entrevista: Um entrevistado por semana aborda temas diversos e locais.
Horário de apresentação: 12:00 às 12:30, toda segunda-feira.

Contraponto: Programa de debate sobre temas atuais com profissionais de cada área abordada expondo suas diferentes perspectivas.
Horário: 12:00 às 13:00, toda terça-feira.

Baú de Idéias: Programa de auditório com temas relacionados ao público jovem, sobretudo estudantes do ensino médio.
Horário: 12:00 às 12:30, toda quarta-feira.

Studio Rock: Divulga bandas e artistas da cidade, além de novidades do mundo musical.
Horário: 12:30 às 13:00, toda quarta-feira.

Calça Frouxa: Quatro acadêmicos debatem temas variados sobre as mulheres, com enquetes nas ruas e participação de uma mulher que analisa os comentários dos participantes. Calça Frouxa é uma releitura masculina do programa Saia Justa.
Horário: 12:00 às 13:00, toda quinta-feira.

Esportiva: Dois casais de acadêmicos mergulham na análise e divulgação do esporte amador na cidade.
Horário: 12:00 às 12:30, toda sexta-feira.

Em cartaz: Além de apresentar entrevistas sobre cinema, o programa traz curiosidades da sétima arte, a programação das salas comerciais e dos cineclubes, e opinião do público cinéfilo.
Horário: 12:30 às 13:00, toda sexta-feira.

Nos sábados e domingos, a programação apresentada durante a semana é reprisada das 15h às 16h, e das 19h às 20h. Não perca a programação da semana e assista aos programas da TV UNIFRA!