terça-feira, 10 de junho de 2008

Custo de Vida em Santa Maria diminui


O NEPE – Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão – da UNIFRA divulgou, o boletim do ICVSM – Índice do Custo de Vida de Santa Maria –, relativo ao mês de maio de 2008.


O boletim acompanha a evolução de preços de mais de mil itens nos setores de habitação, alimentação, transportes, vestuário, educação, saúde, artigos de residência, comunicação e despesas pessoais.


O índice diminuiu do mês de abril para o mês de maio mas os preços da alimentação seguem crescendo bastante acima da média contribuindo com metade da alta do custo de vida deste mês. De certo modo, a variação mais modesta dos preços dos produtos alimentares ajudou a conter a elevação do custo de vida de famílias santa-marienses com renda mensal de até 8 salários mínimos.


Os produtos do grupo alimentação que tiveram os maiores aumentos foram os hortifrutigranjeiros, que, pela sazonalidade de sua produção, apresentam essa característica de oscilarem bastante. Os principais aumentos de preço estavam no melão, rúcula, batata inglesa, melancia e tomate. Os produtos que ficaram mais baratos são a bergamota, laranja, mamão, moranguinho e brócolis.


Outros produtos do grupo alimentação tiveram pequenos aumentos nos preços, mas que influenciou, de forma significativa,o ICVSM no mês de maio de 2008. Nota-se, sobretudo, a elevação de preço de produtos derivados do trigo, como pães, massas, bolachas e lasanha. Também carnes, arroz e alimentação fora de casa, mesmo com variação pequena em relação aos outros meses, impactam expressivamente no custo de vida em Santa Maria por causa do seu maior peso no orçamento dos consumidores.


O site do ICVSM disponibiliza a íntegra do boletim do custo de vida do mês de maio, bem como as edições anteriores.

Nenhum comentário: