Ana Zimmermamm foi a primeira jornalista femina a cobrir uma partida de futebol ao vivoNo Jornalismo vimos muitas mulheres fazer matérias de comportamento, saúde, cidade, política., moda. Com os homens a chance de cobrirem o Jornalismo Esportivo aumenta até pela afinidade.
A mudança ocorre a partir do momento que elas começam a se interessar pelo esporte. Agora as torcedoras entendem o que é impedido, quando o jogador sofre uma falta e merece um cartão- diferencia o amarelo do vermelho. Elas torcem, gritam, sofrem, muitas vezes se exaltando mais que os homens. Prova disso é quantidade de mulheres em campos de futebol.
O número é pequeno comparado aos homens e ainda causa certa estranheza e desconfiança mas, as comentaristas e reporteres esportivas ganham espaço a cada jogo.
Glenda Kozlowski, Alice Bastos Neves, são exemplos da imprensa nacional e local que podemos citar. Além da Renata Fan que discute e pondera com o ex jogador e também comentarista Neto, mostrando dominio do assunto, ambos atualmente estão na Tv Bandeirantes.
Preconceito existe - a voz fina, o jeito meio maternal de analisar. "Não convence" falou um futuro colega jornalista. Mas a relação mulheres, esporte e futebol está cada mais estreita, agora na cobertura elas poderão mostrar sua beleza e talento.
Uma pesquisa interessante sobre esse assunto você lê aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário