terça-feira, 15 de abril de 2008

O poder da linguagem...

Resolvi falar do poder da linguagem, pois é o meio que nós, futuros jornalistas usamos para desenvolver o nosso pensamento, as idéias que surgem na hora de criar, de passar a nossa mensagem para os leitores, independente do veículo de comunicação que trabalhamos. A linguagem é considerada a capacidade humana de articular significados coletivos em sistemas arbitrários de representação, que são compartilhados e que variam de acordo com as necessidades e experiências da vida em sociedade.
A principal razão de qualquer ato de linguagem é a produção de sentido, podemos assim, falar em linguagens que se inter-relacionam nas práticas sociais e na história, fazendo com que a circulação de sentidos produza formas sensoriais e cognetivas diferenciadas.
Nos comunicamos através da linguagem, esta pode ser entendendida, interpretada e compreendida pelos seres humanos, este que é capaz de fazer um discurso lógico, pois é racional e seu acesso ao mundo se dá via sentido,significado, via conceitos,palavras. . .
A linguagem tem a finalidade de sair de um plano abstrato para uma compreensão concreta, a luz da comunicação a linguagem é entendida através de signos e usando a interpretação verbal, mas para interpretar e entender os signos, precisamos estudar a linguagem dos signos e saber interpretar essa linguagem distinta.
Enfim, chegamos a conclusão do poder que a linguagem exerce sobre nós que fazemos parte da distribuição da mensagem... a notícia...a informação...o fato ...

Nenhum comentário: