terça-feira, 22 de abril de 2008

Kit Sofrimento

Ao ler o texto Assimetrias culturais e o kit sofrimento, me surprendi com a sua estratétigia de relacionar, o caso Isabela e a mídia.O kit sofrimento , seria o modelito pronto da mídia,primeiro porque a mídia da plena visibilidade,a familia vitimada concede entrevistas a todos os veiculos impressos e eletrônicos, camisetas estampadas com a foto da vítima, missa de sétimo dia.Modelo que combinando com o esgarçamento subjetivo que o sofrimento imprime às vítimas.
Ficamos a nos questionar sobre tudo isso,quem são os culpados, será que existe uma terceira pessoa, o estranho que entrou no apartamento,e atirou a menina do sexto andar ,a friesa do casal nas entrevistas nos causa, raiva indignação, no programa Fantástico, investiram na estratégia da reativação, com o intuito de envolver,emocionalmente,o contingente populacional no acontecimento.Porque não perguntaram ao pai ou à madastra por que há manchas de sangue no carro da família. E por que o pai, após ver a filha estendida, seis andares abaixo,num jardim , vai tomar banho no apartamentoda irmã.
O receptor brasileiro vai ,acreditando progressivamente, a relação entre "verossimil","verdade",lógica"e "realidade". A consequência vamos esperar, a sociedade do espetáculo continua ou continuemos caminhando.

Um comentário:

Ela disse...

É, talvez continuemos caminhando pra uma sociedade cada vez mais espetacularizada e mediada pelas "telas", como diz Baudrillard.