terça-feira, 22 de abril de 2008

Informação e Ética juntos???

Ética e Jornalismo, duas palavras que deveriam andar juntos mas, que por motivos entre um e outro, não caminham para o mesmo lado. Tratar do assunto ética, não é uma coisa tão simples para discussão pois, cada pessoa, cada grupo, cada empresa tem a sua ética.
No jornalismo, não é diferente existe a ética do jornalismo, onde classificamos o que pode ou não publicar, é o momento de classificar pontos para a divulgação de determinados assuntos. Assuntos como a veracidade dos fatos é fator importante para o jornalismo, um problema que muitas mídias ainda enfrentam. Cito o jornalismo on line, onde a veracidade dito acima, não encontra respaldo para tal. Na internet tudo acontece em questão de minuto, é tudo muito rápido, nesse instante já entrou algum assunto. Por esses motivos, fica complicado muitas vezes, conferir se determinado assunto é verdadeiro ou não, até que ponto a internet divulga notícias reais??; uma pergunta ainda sem resposta para muitos usuários dessa rede.
Um dos grandes dilemas éticos do jornalismo contemporâneo é, sem duvida, conhecer o exato limite entre a privacidade e o interesse público, em conformidade com a responsabilidade social. Tarefa que se torna cada vez mais difícil com o passar dos anos, á medida que a tecnologia avança. Exemplo disso são as máquinas fotográficas, cada vez menores, e as câmeras filmadoras, mais potentes e onipotentes.( trecho extraído do texto “Por um código de ética especifico”; Jorge Lima em 1/08/2005).
Pensamos agora, até que ponto é ético a especulação de uma reportagem, o cunho dessa matéria, as maneiras como chegar até a reportagem?! Fica essa pergunta, o que é ético no Jornalismo.

Por Dario Carvalho

Um comentário:

Ela disse...

Não entendi bem o que foi exatamente extraído do texto e o que foi texto teu... Deves colocar a citação entre aspas pra deixar claro.