É estranho... Ouvimos os apelos da campanha: "Violência no Trânsito: Isso tem que ter fim" da RBS TV e nos perguntamos: isto vai ter fim?
A campanha lançada dia 19 de dezembro de 2007 visa diminuir os acidentes de trânsito entre os homens jovens. Eles representam 46% dos condutores envolvidos em acidentes com mortes no Brasil.
Mas não há diminuição alguma sendo mostrada nos veículos de comunicação da RBS. O apelo e a espetacularização dos acidentes de trânsito cada vez ganham mais minutos, linhas, páginas...
Todos os dias ao abrirmos o jornal Zero Hora ou lermos o seu conteúdo online, quando assistimos ao Jornal do Almoço, ao RBS Notícias com o que nos deparamos? Violência e mais violência no trânsito!
A campanha é séria e teve um foco específico no início.
Hoje, o que vemos são estratégias para alavancar a audiência e não para conscientizar o público.
Modelos e atrizes dão seu depoimento em prol da campanha. Distorcem os fatos e acentuam os aspectos que provocam reações emocionais dos leitores e/ou tele-espectadores e não racionais.
Enfim. Gostei da iniciativa, já era hora de mudar o estilo das ineficientes tradicionais campanhas contra a violência no trânsito. Torço apenas para que se mantenha, como pareceu no primeiro dia, uma campanha séria e com real objetivo de conscientização.
Bruna Andrade
terça-feira, 18 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Muito bom texto, bem escrito, crítica da mídia como pedi. Ótimo tua colocação de links no corpo do texto. Só fiquei em dúvida quanto a grafia correta de "tele-espectadores". Suponho que seja aceito assim como "telespectador". Vamos falar com nosso profe de português de plantão.
Realmente, bem legal o texto, com links para os vídeos dos artistas e a matéria sobre a campanha. E com certeza o que você escreveu aí é algo que já passou pela cabeça da gente. A mídia se utilizar dessas propagandas e campanhas para bancar um papel que está preocupadíssima com a ordem social mas, o seu real interesse não passa de números de audiência ou de um maior lucro para a empresa.
Parabéns pelo texto.Muito bem escrito e com idéias muito bem explanadas.
Postar um comentário