Os donos da verdade
Que não existe mais bobo no futebol todo mundo já sabe. Afinal, este é um bordão muito usado pelo mais conhecido narrador esportivo na atualidade. Essa e outras expressões são facilmente aceitáveis, por serem invenções das pessoas que as espalham em rede nacional. Mas o que não podemos é fechar os olhos e aceitar tudo o que esses ícones da televisão brasileira despejam em nossas casas, por meio de seus modernos microfones. Se credibilidade viesse junto com ternos bem cortados não teríamos essa enxurrada de escândalos que inundam o nosso dia-a-dia. Falar que a regra é clara e caiu na área é pênalti, tudo bem, até ai todos já sabem. Mas mostrar em rede nacional que o “o novo jeito de torcer” (cânticos, versões de músicas conhecidas nacionalmente, etc.) agora adotados pelas torcidas do centro o país fora criado por estas, é no mínimo falta de pesquisa, para não dizer outra coisa.
Em solo gaúcho, já se fazia isso ha alguns anos. Por volta do ano de 2001, com a criação da torcida Geral do Grêmio e por sua identificação com os nossos “hermanos argentinos”, esse “novo jeito de torcer foi trazido” para o Brasil. Não muito tempo depois, isso passou também para o lado colorado, com a criação da torcida Popular do Inter.
Bordões pegajosos tanto quanto refrões de música pop são naturalmente aceitáveis. Afinal, são criados por mentes brilhantes e repetidos até a exaustão para dar continuidade ao circo. Mas o que não podemos aceitar é a falta com a verdade. Começa com torcidas de futebol. Mas e depois onde isso vai parar? As grandes emissoras, sendo elas o único meio de informação para grande parte da população e mais ainda, sendo formadoras de opinião, não deveriam faltar com a verdade ou passar informações tendenciosas para seus telespectadores. Espero que depois não venham nos falar em arrogância e bairrismo.
Patric Chagas
terça-feira, 18 de março de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
4 comentários:
Patric, acabei de escrever um comentário perguntando quem era "música brasil"!! Bom, Patric, arrume isso antes que eu ache que seja um aluno fantasma.
No mais, sobre teu texto, fiquei informado sobre algo que não sabia e foi um bom texto. Apenas deslizou em algumas coisas (pontuações e acentos). Cuide também pra não fazer "tijolão", pois fica cansativo de ler.
ÓTIMO POST...
É uma vergonha mesmo a falta de apuração da grande mídia sobre os cânticos no futebol!
Ae tata, tah aprendendo a escrever devagarin heyn.
Postar um comentário