terça-feira, 18 de março de 2008

Anjos apostilados

Claúdio de Moura Castro, em 22/08/2007, publicou na Revista Veja um artigo intitulado "Satanás apostilado?". Em tal artigo, ele defende que, embora os polígrafos de pré-vestibulares e de algumas redes particulares de ensino sejam vistos como "satanases", são, na verdade, "uma solução brasileira de grandes méritos e originalidade para a educação brasileira." Enquanto professor, concordo com Cláudio de Moura Castro. Posso citar o exemplo do meu polígrafo de redação, direcionado para a prova da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Até hoje não encontrei nenhum livro didático, por exemplo, que direcione para tal prova. Sendo assim, as apostilas são, na verdade, "anjos apostilados".

4 comentários:

Débora disse...

Queria deixar um comentário. Como aluna também considero nossos polígrafos como "anjos apostilados", pois nós dão uma imensa ajuda no estudo em casa. Pois nem sempre conseguimos anotar tudo que é importante e ele é o nosso "anjinho" de casa!

Ela disse...

Interessante. Essa semana mesmo, ao falar sobre uma escola para meu filho, comentava sobre o Objetivo e seus polígrafos, com prós e contras. Interessante ver a perspectiva de quem dá aula com os tais anjos!

Bruna B. de Andrade disse...

muito bom.... também concordo com as facilidades e a praticidade das apostilas do "cursinhos"...se não esquecermos que os livros didáticos foram os pilares de construção das mesmas!

Patric Chagas disse...

Parabéns pelo texto e pelo trocadilho "anjos apostilados".